terça-feira, 9 de abril de 2013

Itaqui é o porto público que mais cresce no Brasil

Fonte imagem: ma.gov.br 
O Porto do Itaqui comemora os bons resultados obtidos em 2012. A eficiência da gestão portuária, investimentos em tecnologia e as parcerias bem-sucedidas com a iniciativa privada explicam a marca inédita de 15,7 milhões de toneladas movimentadas no ano passado, um acréscimo de 12,87% em relação a 2011. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Itaqui é o porto público que mais cresce no Brasil. Com investimentos da ordem de R$ 6,23 bilhões, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) prevê uma meta ousada de crescimento para os próximos 20 anos: ampliar em 10% ao ano a movimentação do Porto e estar entre os 10 mais importantes do mundo.
Nos próximos três anos, o Porto do Itaqui receberá R$ 1,4 bilhão de recursos, que serão destinados à ampliação de armazenagem e infraestrutura portuária, e ao aprofundamento dos berços para atender navios de maior calado. Nesse sentido, a Emap também diversifica as parcerias com a iniciativa privada e dá início ao desenvolvimento de dois novos projetos: um terminal de fertilizantes e o início das operações com celulose. A expectativa de entrada em funcionamento do terminal é entre 2015 e 2016 e a implementação se dará nos mesmos moldes do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).
O terminal de fertilizantes e a movimentação de celulose, esta a partir deste ano e com possibilidade de criação de um terminal próprio, preveem investimentos da ordem de R$ 400 milhões. Com a ampliação das operações com fertilizantes e captação da nova carga, a expectativa é de incremento de até 8 milhões de toneladas/ano na movimentação do porto maranhense.
Solução logística
Em meio ao momento desafiador que enfrenta o setor, o Porto do Itaqui se apresenta, ainda, como uma solução para o escoamento da produção de grãos da região Centro-Oeste. A proximidade dos grandes mercados consumidores do produto, a exemplo de China (via Canal do Panamá), Estados Unidos e Europa, e a maior oferta de hidrovia e ferrovias de integração, possibilitam o surgimento de uma nova lógica da exportação de grãos no país via São Luís (MA).
Um projeto que trará vantagens logísticas ao Porto do Itaqui neste sentido é o novo Terminal de Grãos do Maranhão, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2014.
Com a construção, o Porto do Itaqui, que hoje movimenta 3,2 milhões de toneladas de grãos anualmente, terá capacidade para escoar inicialmente 5 milhões de toneladas de grãos. Na segunda fase do projeto, a capacidade deve dobrar para atingir 10 milhões de toneladas. “Estima-se que quando o Tegram estiver com sua plena capacidade de operação, cerca de 11,5 % da produção do país poderá passar pelo Porto do Itaqui”, afirma Luiz Carlos Fossati, presidente da Emap.

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