Fonte imagem: ma.gov.br
O Porto do Itaqui comemora os bons
resultados obtidos em 2012. A eficiência da gestão portuária,
investimentos em tecnologia e as parcerias bem-sucedidas com a
iniciativa privada explicam a marca inédita de 15,7 milhões de toneladas
movimentadas no ano passado, um acréscimo de 12,87% em relação a 2011.
De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq),
Itaqui é o porto público que mais cresce no Brasil. Com investimentos da
ordem de R$ 6,23 bilhões, a Empresa Maranhense de Administração
Portuária (Emap) prevê uma meta ousada de crescimento para os próximos
20 anos: ampliar em 10% ao ano a movimentação do Porto e estar entre os
10 mais importantes do mundo.
Nos próximos três anos, o Porto do
Itaqui receberá R$ 1,4 bilhão de recursos, que serão destinados à
ampliação de armazenagem e infraestrutura portuária, e ao aprofundamento
dos berços para atender navios de maior calado. Nesse sentido, a Emap
também diversifica as parcerias com a iniciativa privada e dá início ao
desenvolvimento de dois novos projetos: um terminal de fertilizantes e o
início das operações com celulose. A expectativa de entrada em
funcionamento do terminal é entre 2015 e 2016 e a implementação se dará
nos mesmos moldes do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram).
O terminal de fertilizantes e a
movimentação de celulose, esta a partir deste ano e com possibilidade de
criação de um terminal próprio, preveem investimentos da ordem de R$
400 milhões. Com a ampliação das operações com fertilizantes e captação
da nova carga, a expectativa é de incremento de até 8 milhões de
toneladas/ano na movimentação do porto maranhense.
Solução logística
Em meio ao momento desafiador que
enfrenta o setor, o Porto do Itaqui se apresenta, ainda, como uma
solução para o escoamento da produção de grãos da região Centro-Oeste. A
proximidade dos grandes mercados consumidores do produto, a exemplo de
China (via Canal do Panamá), Estados Unidos e Europa, e a maior oferta
de hidrovia e ferrovias de integração, possibilitam o surgimento de uma
nova lógica da exportação de grãos no país via São Luís (MA).
Um projeto que trará vantagens
logísticas ao Porto do Itaqui neste sentido é o novo Terminal de Grãos
do Maranhão, com previsão de entrega no primeiro semestre de 2014.
Com a construção, o Porto do Itaqui, que
hoje movimenta 3,2 milhões de toneladas de grãos anualmente, terá
capacidade para escoar inicialmente 5 milhões de toneladas de grãos. Na
segunda fase do projeto, a capacidade deve dobrar para atingir 10
milhões de toneladas. “Estima-se que quando o Tegram estiver com sua
plena capacidade de operação, cerca de 11,5 % da produção do país poderá
passar pelo Porto do Itaqui”, afirma Luiz Carlos Fossati, presidente da
Emap.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sinta-se a vontade em comentar, participe, dê sua opinião.