quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Aos 104 anos, morre o grande Oscar Niemeyer



O arquiteto Oscar Niemeyer, de 104 anos, morreu na noite desta quarta-feira (5), no Rio de Janeiro. O renomado arquiteto estava internado desde o dia 2 de novembro, quando voltou a ser internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, para uma bateria de exames.
Ainda nesta quarta, o boletim médico do hospital informou que Oscar Niemeyer, que respirava com a ajuda de aparelhos, tinha piorado o seu quadro clínico. Em nota pelo atestado o óbito foi devido a insuficiência respiratória.
O arquiteto deixa um grande legado, servindo de exemplo e mestre para vários arquitetos do Brasil inteiro, e várias obras suas deixadas pelo país a fora.
  São Luís -  A praça Maria Aragão, que foi uma das obras do arquiteto no nordeste brasileiro, foi uma homenagem à médica Maria Aragão, que foi amiga pessoal de Oscar Niemeyer.
Entregue no dia 25 de junho de 2004, o Memorial Maria Aragão é uma criação do arquiteto Oscar Niemeyer, um dos mais influentes do mundo por sua significativa contribuição para a Arquitetura Moderna. O projeto traz um Memorial, com fotos e objetos pessoais da homenageada; um espaço para receber atrações; e um auditório. “As características mais marcantes estão nas cores brancas, no traço curvo, e na simplicidade. É uma construção econômica que utiliza muito concreto. É uma solução formal que tem custo muito baixo em termos de construção. Não tem ornamentos, o que é típico dele e próprio da arquitetura modernista”, descreveu Bárbara Irene Wasinski Prado, doutoranda em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e professora do curso de Arquitetura de Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade em comentar, participe, dê sua opinião.