sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Maranhão sedia encontro de ministros do turismo

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, recebe hoje, no Palácio dos Leões, em São Luís, os ministros dos países que atualmente compõem o Mercosul.


   O ministro do Turismo, Gastão Vieira, recebe hoje, no Palácio dos Leões, em São Luís, os ministros dos países que atualmente compõem o Mercosul. O objetivo é discutir estratégias para aumentar o fluxo de visitantes entre as nações, definir roteiros integrados e ampliar a promoção turística compartilhada dos destinos sul-americanos.
Confirmaram presença representantes de todos os integrantes do bloco no momento: além do Brasil, Argentina, Uruguai e Venezuela. O encontro faz parte da 12ª Reunião de Ministros de Estado do Turismo do Mercado Comum do Sul (RMTur). Na pauta, estão temas como a utilização de recursos do Fundo para a Convergência Estrutural e Fortalecimento Institucional do Mercosul (Focem) para o setor turístico, o planejamento da promoção turística no Japão e projetos de qualificação profissional.
O evento será aberto às 9h pelo ministro do Turismo Gastão Vieira, com a presença da governadora Roseana Sarney. Após a assinatura de um documento oficial pelos ministros, haverá coletiva de imprensa com Gastão Vieira.
À tarde, as autoridades participam de um city tour pelos principais atrativos turísticos da Ilha. Estão previstas visitas à Fábrica Santa Amélia, reformada com recursos do Ministério do Turismo, e ao Museu da Língua Portuguesa. As atividades do dia serão encerradas com um jantar de confraternização, oferecido pela anfitriã Roseana Sarney. Amanhã, o ministro Gastão Vieira levará os convidados para um sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses.
A escolha da capital maranhense foi feita em homenagem aos 400 anos da cidade, comemorados neste ano. “São Luís reúne belezas naturais, históricas e culturais. Ao receber um evento tão importante para o Brasil e a América do Sul, a cidade demonstra ter capacidade para desenvolver o seu produto turístico”, comentou Gastão Vieira.
Atualmente, dos 5,4 milhões dos turistas internacionais que visitam o Brasil, quase metade vem da América do Sul (2,6 milhões). Desses, 1,6 milhão são da Argentina. Os dados são do Estudo da Demanda Internacional no Brasil, encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade em comentar, participe, dê sua opinião.